Controle Pragas » Dicas » Não existem cupins que atacam o concreto

Não existem cupins que atacam o concreto

Para acabar com os cupins comuns você vai precisar contratar uma empresa dedetizadora. Uma das espécies mais devastadoras, o cupim subterrâneopercorre o concreto em busca de celulose.

setembro 19, 2011
Não existem cupins que atacam o concreto

Não existem cupins que atacam o concreto (foto: divulgação)

Considerado uma das piores pragas urbanas, o cupim é um inseto que se alimenta basicamente de celulose, atacando papéis, livros e madeira. São muito comuns, entretanto, os comentários sobre os danos provocados pelo “cupim de concreto”. “Uma crendice”, é o que diz a bióloga Sônia Moura, gerente técnica da Praxxis Controle de Pragas.

Sônia diz que o cupim subterrâneo existe, mas é o tipo que encontra abrigo no solo, percorrendo caminhos entre rachaduras e frestas na estrutura. “Esse tipo de cupim é dos mais devastadores, porque sai para buscar comida e, quando é percebido, o ‘estrago’ já é grande. Costuma percorrer caminhos nas edificações, se alimentando, por exemplo, dos restos de sacos de cimento e madeiramento abandonados durante a construção da obra. Nunca, como muitos pensam, ele se alimenta de cimento ou outro material. Os bairros de São Paulo em que são mais freqüentes as ocorrências de cupins subterrâneos são Higienópolis, Vila Mariana, Aclimação, Pinheiros, Moema, Jardins e Lapa Velha. Os prejuízos, quando de uma infestação, são inestimáveis”.

Sônia, que desenvolve trabalho de prevenção e controle em empresas e hospitais, diz que algumas precauções podem ser tomadas para evitar que os cupins encontrem abrigo. “Deve-se evitar o acúmulo de entulho em vãos ou caixas de concreto de edifícios, remover as raízes das árvores quando cortadas para ceder lugar a construções (principalmente quando detectada a presença de cupins no solo) e evitar excesso de umidade no solo. Se eles não encontram condições satisfatórias, não têm como continuar a devastação”.

Dedetização e Desratização

Para acabar com os cupins comuns você vai precisar contratar uma empresa dedetizadora.

* Atenção: Este artigo é apenas para conhecimento, se você não tem certeza de como usar os produtos, mesmo que disponíveis no mercado, não use. Sempre procure um especialista no assunto antes de realizar qualquer trabalho, seja ele com venenos para ratos ou qualquer outro método para acabar com pragas urbanas.